sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Configuração do NetBeans para Desenvolvimento C/C++

No mundo da Computação, é comum encontrarmos problemas que requerem linguagens de desenvolvimento diferentes tanto em atividades acadêmicas para aprendermos as diversas linguagens como no próprio mercado de trabalho que nos solicita conhcimento técnico contínuo: ou é sempre algo novo na plataforma que você está acostumado a trabalhar ou é um novo projeto que já existe suporte em outra linguagem sobre a qual você deverá aprender ou até mesmo já saber!!!

Este bloqueiro que vos fala não esconde total satisfação pela plataforma Java e em breve teremos postagens sobre JSF (JavaServer Faces), desenvolvimento Java para web (por isso eu estava sumido... estudando bastante), mas agora o assunto é outro: C/C++. Na verdade, o assunto é refere-se à configuração do NetBeans para desenvolvimento C/C++. Isso mesmo!!! Programar em Java e, quando necessário, programar em C/C++ obtendo todas as facilidades desse ambiente. Vale a recíproca também, se você é um desenvolvedor C/C++ e já está saturando com os problemas do Dev-C++ e algumas frescuras do CodeBlocks.

Instalando os compiladores do MinGW e MSYS

Siga o procedimento abaixo para instalar os compiladores do MinGW e MSYS, pois as IDEs possuem apenas os plugins para o suporte ao C/C++:

1) Baixe a atual versão do MinGW para Windows clicando aqui (Para Linux, pule para a próxima seção para configurar os plugins nas IDEs, pois a plataforma Linux já possui os compiladores GCC, G++, Make e GDB instalados).

2) Execute esse arquivo de instalação aceitando as opções em default. Instale em um diretório que não possua espaços no endereço como "Arquivos de Programas", por exemplo. É uma recomendação do próprio MinGW. Nesse tutorial, o MinGW foi instalado em C:\Desenvolvimento\Compiladores\MinGW. Selecione as opções C++ Compiler (C Compiler já vem marcado) e MinGW Developer Toolkit que inclui o Make do MSYS Basic System, conforme a figura abaixo (desculpe pela péssima edição deixando a barra de rolagem "dupla"... a intenção foi mostrar os itens marcados):


3) Depois de instalado o MinGw + MSYS, basta agora configurar as variáveis de ambiente do Windows (igual ao export para quem trabalha em ambiente Linux). Basta incluir ao final da variável de sistema Path os caminhos até a pasta bin do MinGW e até a pasta bin do MSYS que está dentro do diretório do MinGW. No meu caso, por exemplo, bastou incluir no final do conteúdo da variável Path o seguinte trecho: 

;C:\Desenvolvimento\Compiladores\MinGW\bin;C:\Desenvolvimento\Compiladores\MinGW\msys\1.0\bin
    Configuração do NetBeans para C/C++

    Se você não tem o NetBeans, visite a página do NetBeans e baixe uma versão do IDE que contenha o suporte C/C++ (para esse tutorial foi usado NetBeans 6.9.1). Se você tem o NetBeans que não contém o suporte C/C++, siga os procedimentos a seguir para adicionar o suporte C/C++ ao IDE. Se você possui NetBeans com o plugin instalado, pule os procedimentos.
    1. Se sua rede usa um proxy, selecione Ferramentas > Opções no menu principal, selecione Configurações manuais do proxy, digite o Proxy HTTP e a porta do proxy e clique em OK.
    2. Selecione Ferramentas > Plug-ins no menu principal.
    3. Na caixa de diálogo Plug-ins, clique na guia Plug-ins disponíveis e vá até a categoria C/C++.
    4. Selecione a caixa de seleção C/C++.
    5. Clique em Instalar. O instalador do IDE NetBeans é iniciado.
    6. No instalador do NetBeans, clique em Avançar.
    7. Aceite os termos de todos os contratos de licença e clique em Avançar.
    8. Clique em Instalar.
    9. Após a conclusão da instalação, selecione Reiniciar o IDE agora ou Reiniciar o IDE mais tarde e clique em Concluir.
    Realizado o processo acima ou se você já possui o NetBeans com o suporte C/C++, abra o NetBeans e em Ferramentas > Opções > C/C++ apenas aponte para os compiladores GCC, G++, Make do MSYS e GDB, conforme a figura abaixo. Provavelmente já estarão setados, mas certifique-se que o Make deve estar apontado para o make.exe da pasta bin do MSYS. Os outros componentes serão da pasta bin do MinGW (Para exibir uma imagem maior, apenas clique sobre ela para que seja aberta em outra aba do seu navegador):


    Agora o NetBeans está pronto para programar também em C/C++. Basta acessar Arquivo > Novo Projeto, escolher a categoria C/C++, subcategoria Novo Aplicativo C/C++. As funções de auto-complete já estão configuradas. Para adicionar bibliotecas (como que permite usar o cout e o cin), basta digitar # no topo do seu arquivo de código (acima ou abaixo do #include que já vem por default) que paracem os comandos de controle. Escolha o comando include, digite < e aparecerão todas as bibliotecas. Escolha , por exemplo, e comece a programar!!!

    6 comentários:

    1. Muito bom! Mas estou com um problema. Fiz o tutorial passo a passo, deu tudo certo. Mas na hora de contruir o projeto, ocorre uma falha no comando make: Nothing to be done for `E:\\MinGW\\msys\\1.0\\bin\\make.exe'

      Alguma ideia do que pode errado?

      ResponderExcluir
    2. Está aparecendo a frase BUILD SUCCESSFUL (total time: ...)? Ou é falha mesmo?

      Abraços

      ResponderExcluir
    3. Obrigado, me ajudou muito :)

      ResponderExcluir